O Hospital Da Visão E Seus Departamentos

O Hospital da Visão de Passo Fundo conta com Cirurgiões Oftalmológicos subespecialistas com formação acadêmica nos melhores centros do país, capacitação prática e experiência nas diversas áreas da Oftalmologia. A equipe trabalha em sinergia e de forma coesa, buscando a excelência do atendimento com respeito às subespecialidades. Dessa forma, quando o paciente é atendido em um dos Departamentos do Hospital da Visão, conta também com o amparo de outros especialistas. Isso traz segurança ao paciente, que é atendido pelo profissional mais habilitado dentro do Corpo Clínico, mas também para o próprio Oftalmologista, que pode contar com a ajuda e retaguarda dos seus colegas em todos os momentos.

No Departamento de Catarata,  o Dr. Eduardo Müller realiza com segurança e técnica apurada as cirurgias rotineiras e também complexas para o paciente com diagnóstico de catarata. Com todo cuidado e carinho na seleção do tipo de lente intraocular a ser implantado em cada paciente. “Hoje em dia temos uma gama muito grande de lentes intraoculares para os pacientes que operam catarata e também tem desejo de maior liberdade com óculos. A lente correta, adequada para cada caso, com a melhor qualidade existente, é selecionada de forma criteriosa e consciente baseado no desejo do paciente e nas características oftalmológicas. Essa escolha é importantíssima, pois trata-se de um implante que permanecerá nos olhos do paciente para sempre!” Comenta o Dr. Eduardo Müller.

No Departamento de Cirurgia Refrativa, a Dra. Caroline Moreira e o Dr. Eduardo Müller dividem o protagonismo com indicações precisas e seguras, embasados nas suas formações e fellowships voltados para a área, mas principalmente com o amparo dos muitos anos de experiência que a presença do Excimer Laser em Passo Fundo traz aos integrantes do Hospital da Visão. “São mais de 25 anos com o Laser para correção de Miopia, Astigmatismo e Hipermetropia em Passo Fundo. Nas suas diversas versões, e mais recentemente com o aparelho moderno chamado VISX S4, importado dos EUA, temos a segurança na realização da Cirurgia Refrativa e um resultado com qualidade de visão excelente, principalmente quando associamos a tecnologia de Personalização Baseada em Aberrometria – proporcionada pela aquisição das chamadas “frentes de onda” dos nossos olhos pelo aparelho Wavefront.” Relata a Dra.  Caroline Moreira, que tem a alegria de poder facilitar a vida dos pacientes promovendo a independência do óculos já há muitos anos.

Para os pacientes com ceratocone, o Crosslinking se destaca como técnica terapêutica essencial para estabilização da progressão da doença. A Dra. Ivanise Dressler explica que “No Departamento de Lentes de Contato e Ceratocone, trouxemos o aparelho de Crosslinking de forma pioneira a Passo Fundo, e desde então conseguimos proporcionar aos nossos pacientes o controle do Ceratocone, associando a uma melhora da visão proporcionada pelas lentes de contato de alta tecnologia – imbatíveis quando se fala em qualidade óptica.”

A Dra. Monique Avozani, querida e atenciosa com seus pacientes pediátricos, destaca que a cirurgia de estrabismo é apenas uma das terapias para o paciente com desvios oculares. “Esses pacientes pediátricos merecem consultas periódicas e acompanhamento rígido dos pais, pois seus olhos podem desenvolver ambliopia por Estrabismo, o famoso “olho preguiçoso”. Dessa forma, a nossa responsável pelo Departamento de Oftalmopediatria e Estrabismo reforça: “Mesmo que a cirurgia de estrabismo traga resultados estéticos  e funcionais excelentes, as crianças devem manter a rotina de consultas e exames para preservar a visão, que é o nosso objetivo primordial”.

A Dra. Gabrielle Senter, responsável e dedicada ao Departamento de Uveítes e Toxoplasmose Ocular nos conta que o diagnóstico correto dos quadros de infecção ou inflamação oculares exige um raciocínio clínico complexo e muitas vezes extenso. Suas consultas completas incluem exames diagnósticos oftalmológicos no Centro Diagnóstico e Terapêutico do Hospital da Visão, mas muitas vezes precisa-se associar exames complementares de outras áreas e também manter-se sempre em contato com colegas de outras especialidades não oftalmológicas. A Dra. Gabrielle conta que “Muitas vezes, pacientes com diagnóstico ainda não definido precisam de atenção e dedicação para o esclarecimento da patologia que está causando a uveíte. A partir do diagnóstico correto, temos um arsenal terapêutico grande para controle, seja com tratamentos clínicos que podem ser associados inclusive com imunossupressores sistêmicos, como com opções cirúrgicas no caso das injeções intraoculares de antibióticos, antiangiogênicos, antiinflamatórios e até mesmo dispositivos de liberação lenta de fármacos – caso do Ozurdex”.

Já o Dr. Tiago Franco Martins lembra que a preservação da função visual muitas vezes depende do posicionamento e harmonia das pálpebras. “No Departamento de Plástica Ocular buscamos corrigir problemas complexos das pálpebras que podem comprometer a saúde do olhos, como por exemplo, os casos de Ectrópio, Entrópio, Triquíase e até mesmo tumores palpebrais, mas também temos um foco na qualidade de vida do paciente levando em conta a estética e harmonia da face. Realizamos a Blefaroplastia, que pode ser associada ao Laser de CO2, para corrigir excesso de pele e algumas vezes pálpebras caídas, a chamada ptose. É muito gratificante poder melhor a percepção estética que o paciente tem de si mesmo, sabendo que está com seus olhos bem cuidados de maneira integral.”

No Departamento de Glaucoma, sob coordenação do Dr. Julio Somensi há mais de 10 anos, seus pacientes fiéis já sabem que a rotina de Propedêutica de Glaucoma é essencial para o acompanhamento e definição terapêutica. “Atualmente tenho a alegria de proporcionar aos meus pacientes crônicos e recém chegados opções de procedimentos minimamente invasivos, como a Trabeculoplastia Seletiva a Laser (SLT) e também cirurgias intraoculares muito modernas.” O Dr. Julio relata que muitas vezes consegue poupar o uso de colírios em determinados casos fazendo as escolhas certas de acordo com os protocolos terapêuticos.

O Dr. Tiago Gnocchi da Costa, exímio cirurgião de Retina e Vítreo fala da importância do diagnóstico e conduta precoce. “Quando concebemos o Departamento de Retina e Vítreo do Hospital da Visão de Passo Fundo, pensamos na agilidade e resolutividade. As doenças de Retina, muitas vezes agudas e dramáticas, necessitam de celeridade no tratamento.  Recebemos muitos casos oriundos de colegas Oftalmologistas do interior que confiam a nós o cuidado pontual de seus pacientes. A forma rápida e eficaz com que isso acontece já há muitos anos, traz segurança ao paciente e aos colegas. Seus casos de Descolamento de Retina, Retinopatia Diabética, DMRI ou outras situações mais complexas são manejadas dentro da nossa estrutura de atendimento e posteriormente são referenciados novamente ao Oftalmologista de origem. Isso nos permite criar um vínculo de confiança, cuidado e respeito entre os colegas profissionais e o próprio paciente.”

Mais recentemente o Hospital da Visão se tornou o primeiro serviço de Oftalmologia com atendimentos de Convênio e Particular a ter o Cadastro como Instituição Transplantadora de Córneas. Sob a tutela da Dra Caroline Moreira, o Departamento de Córnea realiza transplantes penetrantes e lamelares nos pacientes com as mais diversas patologias corneanas, sempre com o conforto de uma estrutura estritamente oftalmológica. 

Hospital da Visão de Passo Fundo

Cuidando com carinho dos seus olhos!

Agende sua Consulta, Pré-operatório ou Exames