A responsável pelo departamento de Uveítes e Toxoplasmose Ocular do Hospital da Visão é a Dra. Gabrielle Senter.
Uveítes são doenças inflamatórias que acometem os olhos. Podem ser de origem infecciosa (bacteriana – sífilis, tuberculose; virais – Herpes, citomegalovírus; parasitárias – toxoplasmose) ou inflamatória, como aquelas relacionadas às doenças reumatológicas – espondilite anquilosante, artrite reumatóide.
Entre as inúmeras causas de uveítes, a toxoplasmose é a entidade mais comum em nosso meio, e pode levar à perda importante de visão se não for diagnosticada e tratada prontamente.
Durante a investigação, tratamento e acompanhamento das uveítes, diferentes exames oftalmológicos se fazem necessários:
- Retinografia: exame que nos permite documentar, analisar e acompanhar lesões na retina;
- Angiografia fluoresceínica: detecta alterações dos vasos sanguíneos da retina;
- Tomografia de Coerência Óptica (OCT): capaz de identificar edema (inchaço) e outras alterações nas camadas da retina com detalhamento microscópico;
- OCT Angiography Triton: moderno exame que evidencia em conjunto o fluxo sanguíneo retiniano e as camadas da retina permitindo uma análise aprofundada das lesões retinianas;
- Ecografia ocular: permite fazer uma avaliação do fundo do olho, quando o exame clínico não é possível por conta de opacidades do gel vítreo ou catarata.
Os exames complementares são realizados no mesmo dia da consulta! O Hospital da Visão conta com todos os equipamentos necessários para avaliação oftalmológica no diagnóstico das uveítes.
Em alguns pacientes podemos indicar procedimentos para o tratamento ou mesmo aprofundamento diagnósticos das uveítes.
Injeções locais de medicamentos oculares podem ser necessárias para tratamento da inflamação e do edema na retina. As medicações injetáveis variam a depender da necessidade – antibióticos, antiangiogênicos, antiinflamatórios e dispositivos de liberação lenta de fármacos.
Nos casos que não apresentam melhora com o tratamento clínico, a Dra. Gabrielle tem condições de realizar cirurgias para as mais diversas complicações relacionadas às uveítes como: catarata uveítica, turvação e opacidades do gel vítreo, descolamento de retina.
Os procedimentos são realizados no Centro Cirúrgico do Hospital da Visão, de forma ágil e tranquila, sem necessidade de internação.