O que são Uveítes?
Uveítes são as doenças inflamatórias e/ou infecciosas que afetam as camadas mais internas do olho, como a íris, úvea, pars plana, retina e estruturas adjacentes. São estruturas oculares mais suscetíveis a doenças infecciosas (como a toxoplasmose ocular, sífilis, toxocaríase) ou mesmo por doenças inflamatórias sistêmicas com repercussão ocular como Espondilite Anquilosante, Sarcoidose, Behçet, Artrites e Vasculites no geral.
Como fazer um diagnóstico adequado da doença?
A consulta oftalmológica completa e detalhada com o especialista em Uveítes é essencial para o diagnóstico. Conforme o quadro clínico e a necessidade de investigação, exames oftalmológicos complementares devem ser realizados, como por exemplo Retinografia, Autofluorescência, Angiografia Fluoresceínica, OCT e Ecografia ocular. Algumas vezes também é preciso avaliar doenças sistêmicas com exames específicos e até mesmo com auxílio de outros médicos especialistas de áreas correlatas, como Reumatologistas, Infectologistas, Neurologistas.
Como tratar de maneira geral as Uveítes?
As uveítes são manejadas com terapêuticas específicas a depender da etiologia (causa da uveíte) e da sua gravidade. Além do tratamento etiológico, busca-se o controle da inflamação ocular com medicamentos sistêmicos antiinflamatórios e imunossupressores, além de terapias oculares para controle da inflamação e suas sequelas. Vale destacar que, sendo o olho extremamente delicado, o controle da inflamação deve ser rígido para evitar sequelas irreversíveis.
E quais as cirurgias para os pacientes com uveítes?
Medicações podem se aplicadas diretamente no olho, o que algumas vezes pode facilitar o tratamento pois o efeito é mais localizado. Casos de toxoplasmose ocular com difícil controle com medicação via oral podem ser submetidos a injeção de antibióticos e antiinflamatórios intraoculares. Quadros de inflamação ocular intensa, de difícil controle podem se beneficiar com implantes de corticosteroides como Ozurdex, que mantém o olho calmo e livre de inflamação por maior período de tempo.
Casos mais complexos associados com catarata, glaucoma, vitreíte, opacidade vítrea sequelar ou mesmo descolamento de retina necessitando de vitrectomia posterior são manejados de acordo com a necessidade dentro do Departamento de Uveítes e Toxoplasmose Ocular em conjunto com os outros Departamentos do Hospital da Visão de Passo Fundo.
O Departamento de Uveítes e Toxoplasmose Ocular do Hospital da Visão tem a equipe mais qualificada para lhe atender.