O que é catarata?
Todos nós nascemos com uma lente dentro do olho que se chama cristalino. Para enxergarmos com nitidez o cristalino precisa ser transparente. Quando o cristalino perde a transparência e fica opaco, chamamos isto de catarata. A visão fica embaçada, como se houvesse uma nuvem. A nitidez, a percepção das cores e o contraste ficam comprometidos.
O que causa a catarata?
A catarata, que nada mais é do que perda da transparência do cristalino, nossa lente natural do olho, ocorre por diversos motivos. O mais comum é o processo de envelhecimento normal, que acontece com a idade. Algumas doenças também podem causar catarata, sendo a mais frequente o diabetes, mas também inflamações oculares (uveítes), traumas, uso de medicações (especialmente corticoides), além das cataratas congênitas.
Qual o tratamento da catarata?
O único tratamento efetivo é a cirurgia. Colírios ou medicamentos não resolvem. Óculos também pouco ajudam. Operar é a solução segura.
Como é a cirurgia?
A cirurgia de catarata é um procedimento totalmente ambulatorial. O paciente entra caminhando, faz a cirurgia e sai caminhando. Sem internação. A anestesia é local, apenas nos olhos e na maioria dos casos é feita apenas com colírio e pomada anestésica, sem necessidade de agulhas ou injeções. A cirurgia é rápida, dura em média 15 minutos e, na maioria dos casos, não precisa nem usar curativo. O paciente sai do centro cirúrgico com os olhos abertos, já enxergando. Isto é possível porque dispomos de uma técnica avançada para a cirurgia de catarata que é feita por ultrassom, com o qual desmanchamos e aspiramos o cristalino doente. A incisão é menor do que três milímetros e totalmente sem pontos.
Como é a recuperação?
Nos casos bem-sucedidos de cataratas em estágios iniciais, a recuperação é praticamente imediata, em algumas horas o paciente já desfruta de uma boa visão, que pouco a pouco vai melhorando ainda mais. Na grande maioria das vezes não existe dor no pós-operatório e é necessário apenas pingar um ou dois colírios por certo período. O paciente pode voltar as suas atividades habituais, como dirigir e ver televisão, em dois a três dias. Não existe restrição às tarefas cotidianas mais leves que podem ser feitas normalmente, com moderação, já no dia seguinte à cirurgia.
Quando está indicada a cirurgia de catarata?
A cirurgia deve ser o mais precoce possível, assim que for feito o diagnóstico, pois quando a catarata está ainda na fase inicial, a cirurgia é mais rápida e segura, com menos complicações. Não se deve deixar a catarata avançar ou amadurecer, pois uma catarata muito avançada ou madura terá uma cirurgia mais longa, mais difícil e com risco maior de complicações.
Existe risco de complicações?
Existe, como em qualquer cirurgia, mas os riscos são pequenos e controlados. Com a técnica cirúrgica que usamos, chamada facoemulsificação, que é a mais moderna e segura, o risco é de apenas dois por cento, ou seja, de cada 100 olhos operados, 98 são bem-sucedidos e totalmente sem complicações. E nos raros casos em que existem complicações, o Hospital da Visão tem a melhor estrutura do interior do Rio Grande do Sul e equipe qualificada para tratar com sucesso as mesmas.
Por que é colocada uma lente dentro do olho na cirurgia de catarata?
Como explicamos antes, a catarata é a perda de transparência da nossa lente natural do olho, o cristalino. Durante a cirurgia o cristalino é removido pois está doente. Precisamos então colocar um novo cristalino, um cristalino artificial, ao qual chamamos de lente intraocular. Esta lente intraocular é que vai devolver e determinar a qualidade da visão do paciente por toda a vida. Por isso que é importante usarmos lentes de boa qualidade, até porque, uma vez colocada a lente dentro do olho, ela é para sempre! Não é mais trocada, como se faz com os óculos que não estão bons.
Quais são os tipos de lentes intraoculares?
Atualmente dispomos de ótimas opções para correção da catarata juntamente com graus de miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia (vista cansada). As lentes intraoculares monofocais tem a capacidade de corrigir o grau para uma distância focal – seja ela longe ou perto – dessa forma o paciente segue usando óculos, com um grau pequeno e com grande benefício na qualidade de visão. Já as lentes com tecnologia multifocal proporcionam múltiplas distâncias de visão no mesmo olho, trazendo maior liberdade dos óculos, facilidade e segurança na realização das tarefas do dia-a-dia.
Qual a duração das lentes intraoculares?
Uma vez implantadas na posição correta, essas lentes modernas duram para sempre, para toda vida! Essa é uma grande vantagem em relação aos óculos e às lentes de contato.
Por que alguns pacientes que fazem a cirurgia de catarata não precisam mais usar óculos?
Isto ocorre porque quando colocamos a lente dentro do olho calculamos o grau desta lente de forma a deixar o grau do olho o mais próximo possível de zero. Desta forma, a cirurgia, além de curar a catarata, na maioria dos casos também corrige o grau, eliminando ou diminuindo muito a dependência de óculos. Quando usamos lentes monofocais corrigimos o grau de longe e o paciente precisará de óculos apenas para leitura. Quando usamos lentes multifocais, corrigimos o grau de longe e o de perto e o paciente não vai depender de óculos para distância ou para leitura!
Então vale a pena operar a catarata?
Com certeza! É uma cirurgia muito rápida e tranquila para o paciente. A recuperação é praticamente imediata e, além de melhorar a visão, também existe a possibilidade de eliminar a necessidade de óculos, ou seja, o ganho é duplo. A grande maioria dos pacientes operados fica muito satisfeita com o resultado.
Quais os cuidados que devem ser tomados para operar a catarata?
Em primeiro lugar escolher um local com boa estrutura, bem equipado, que tenha um atendimento de alto nível. Também escolher um profissional experiente e renomado, do qual você tenha boas referências. Lembre-se, a cirurgia de catarata, embora rápida e tranquila, é uma cirurgia delicada e de detalhes. Necessita de capricho! Uma cirurgia de catarata feita sem cuidado e com mau resultado é difícil de consertar, por isso a escolha do local e do profissional que vai fazer a cirurgia deve ser criteriosa, pois deles depende o resultado.
O Departamento de Catarata do Hospital da Visão tem a equipe mais qualificada para lhe atender.