Notícias

Dra. Caroline Moreira participa de curso de aperfeiçoamento em Porto Alegre

Dra. Caroline Moreira participa de curso de aperfeiçoamento em Porto Alegre

Nos dias 19 a 21 de agosto, a Dra. Caroline Moreira, responsável pelo departamento de Córnea e Cirurgia refrativa do Hospital da Visão, participou do III Curso APABO de Técnicas de Preparação e Inserção de Lamelas para Transplantes Endoteliais, realizado em Porto Alegre/RS.

Nessa nova técnica de transplante, usamos apenas PARTE da córnea, ou seja, uma lamela do doador. Esse curso em específico era sobre lamelas posteriores, os chamados transplantes endoteliais (DSAEK, DSEK e DMEK), explica a Dra. Caroline.

Tais transplantes diferem da técnica convencional, chamada de penetrante, pois é retirada do paciente receptor apenas a parte doente de sua córnea que é substituída por uma lamela do doador sadia.

Um grande ganho dessa técnica é em relação à rejeição: nos transplantes convencionais essa taxa gira em torno de 20%, já nos lamelares endoteliais fica em torno de 4%.

Vale ressaltar, que tecnicamente esses transplantes demandam mais tempo intraoperatório e técnica cirúrgica. Um transplante convencional leva cerca de uma hora para sua realização, já um endotelial, em torno de duas a três horas.

A Dra. Caroline já utiliza essa técnica desde 2015.

curso-aperfeicoamento-poa-02

Comentários (1)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *