Lentes de Contato


ivanise 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Médica Oftalmologista Responsável:
Dra. Ivanise Dressler


Técnica em Enfermagem Kélen de Fátima Ribeiro Trichês
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Técnica em Enfermagem Kélen de Fátima Ribeiro Trichês

Antes de adaptar as Lentes de Contato, você fará um exame oftalmológico completo para certificar-se de que não é portador de doença ocular que impeça o uso das lentes. Durante a consulta conversaremos sobre sua expectativa em relação ao uso de Lentes de Contato, a adaptação ideal para o seu caso e orientaremos a maneira mais segura de usá-la.

Um exame completo do olho, uma perfeita adaptação, um acompanhamento por profissional competente e obediência às orientações recebidas são condições indispensáveis para o uso confortável e seguro das lentes em longo prazo.

Depois de realizado o exame, teremos os dados necessários para selecionar as lentes que melhor resolvem seu problema. Alguns retornos poderão ser necessários na fase inicial da adaptação.

Nossos pacientes recebem durante a adaptação de suas lentes de contato um cartão especial ID Fidelidade e através deste, terão um atendimento prioritário, ou seja, sempre que tiverem problemas com suas lentes ou com seus olhos serão atendidos. O objetivo é oferecer um serviço seguro e de acompanhamento permanente de nossos usuários de Lentes de Contato.

Cartão Fidelidade

O nosso trabalho de adaptação de lentes de contato é contínuo e está voltado para um atendimento de qualidade e um relacionamento duradouro. Portanto, criamos um programa de Relacionamento com os pacientes, onde enviamos lembretes e avisos de retorno para não esquecerem o seu acompanhamento médico.

Temos como missão ser um centro de excelência na oftalmologia, com atendimento personalizado, humanizado, oferecendo as mais modernas tecnologias em lentes de contato, buscando a melhoria da qualidade de vida e a completa satisfação de nossos pacientes.

Com o objetivo de oferecer sempre o melhor para nossos pacientes, o Hospital da Visão dispõe de toda estrutura para diagnóstico, tratamento e acompanhamento do paciente usuário de lentes de contato e para o atendimento dos pacientes com Ceratocone. A adaptação de lentes de contato é totalmente personalizada, baseada na avaliação oftalmológica e em exames como a Topografia Corneana Computadorizada (exame que auxilia no diagnóstico e no acompanhamento da evolução do Ceratocone).

O Departamento de Lentes de Contato foi estruturado e equipado com o que há de mais avançado em tecnologia, para proporcionar o melhor atendimento durante a adaptação de suas Lentes de Contato. Apresenta um consultório especialmente equipado para teste e adaptação de lentes de contato, além de uma sala exclusiva para entrega, treinamento e orientação sobre manuseio e cuidados de limpeza e conservação de suas lentes de contato.


lentesgel

Lentes Rígidas:

Correção: Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo e Presbiopia.
Adaptações Especiais: Ceratocone, Pós-transplante de córnea, Pós-trauma.
 
 

 
 
lentesrigidas

Lentes Gelatinosas e Silicone-hidrogel:

Correção: Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo e Presbiopia.
Adaptações Especiais: Tóricas, Multifocais, Coloridas, Filtrantes e Terapêuticas.
 
 

 
 

Lentes Esclerais

 
 

 
 

O que é Ceratocone?

Ceratocone é uma doença do olho, não inflamatória e progressiva que causa deformidade na córnea tornando-a mais fina e irregular, causando baixa visual.
lentes-ceratocone02-img1
 

Qual a causa e com que idade surge o Ceratocone?

Sua causa é desconhecida podendo estar associada a fatores hereditários e doenças alérgicas. Inicia-se por volta dos 12-15 anos, progredindo até 35-40 anos quando na maioria dos casos ocorre uma estabilização da doença.

Como é feito o diagnóstico e acompanhamento do Ceratocone?

Durante a consulta oftalmológica, onde a queixa de mudanças frequentes de grau e visão ruim de óculos levam a suspeita do diagnóstico de Ceratocone. Para confirmação do diagnóstico e acompanhamento da evolução é fundamental o exame da Topografia Corneana Computadorizada, pois permite identificar a forma, o tamanho e a posição do cone.
lentes-ceratocone-img2
 

Qual são os tratamentos para o Ceratocone?

Para melhorar a visão: Na fase inicial da doença a correção visual pode ser feita com óculos. Para os estágios moderado e avançado, indica-se o uso de Lentes de Contato. Existem diversos desenhos, materiais e modalidades de uso desde as Lentes de Contato Rígidas Gás Permeáveis, Híbridas, Sistema Piggy-back até as Gelatinosas especiais para Ceratocone. As lentes de contato são a melhor opção para recuperação visual porque substituem a superfície irregular da córnea por outra regular, melhorando assim a visão mesmo nos graus avançados da doença.

Para evitar a Progressão: É indicado o Crosslinking do Colágeno Corneano (CXL). Essa cirurgia tem o objetivo de evitar a progressão do cone, permitindo que muitos pacientes permaneçam em estágios iniciais evitando a evolução pra transplante de córnea.

As outras cirurgias para Ceratocone (Anel Intra-estromal e Transplante de córnea) são indicadas para quem não consegue usar Lentes de contato após várias tentativas de adaptação ou que apresentem Ceratocone Avançado ou cicatrizes corneanas.

O ceratocone tem cura?

Não tem, mas, pode-se controlar a progressão da doença através do Crosslinking de córnea.

O que é o Crosslinking de Córnea (CXL)?

É o mais recente método utilizado para o tratamento do ceratocone e ectasias (afinamentos) de córnea, no qual, através do uso de uma substância natural chamada Riboflavina (vitamina B2) que associada a luz ultravioleta A (UVA), cria novas ligações entre as moléculas de colágeno da córnea, aumentando sua resistência e rigidez.
lentes-ceratocone-img3
 

Como é realizada a cirurgia do Crosslinking de Córnea (CXL)?

O procedimento é realizado dentro de uma unidade cirúrgica sob anestesia tópica com colírio anestésico. O epitélio da córnea é removido e gotas de colírio de Riboflavina (vitamina B2) são aplicadas em sua superfície até que esteja totalmente impregnada. A seguir, inicia-se a emissão de radiação UVA por 30 minutos. A Riboflavina absorve a luz UVA e tem como objetivo proteger as estruturas internas oculares e estimular novas ligações entre as fibras de colágeno que formam a córnea.

O que é Presbiopia?

É uma manifestação natural do envelhecimento do olho devido à perda da elasticidade do cristalino e redução da capacidade acomodativa causando dificuldade visual para perto. Conhecida como “vista cansada”.
lentes-presbiopia-img1
 

Em que idade ocorre a Presbiopia?

A Presbiopia inicia a partir dos 40 anos de idade.

O que fazer para melhorar a visão na Presbiopia?

Para melhorar a visão de perto existem diversas opções desde óculos para perto, óculos multifocais e adaptações de Lentes de Contato.
lentes-presbiopia-img2
 

Como é feita a adaptação de Lentes de Contato na Presbiopia?

A escolha das Lentes de Contato e a adaptação ideal para cada caso devem ser feita após uma avaliação oftalmológica completa onde, além dos ajustes dos parâmetros das lentes de contato é recomendado avaliar o dia a dia de cada paciente para proporcionar maior conforto e liberdade no seu uso.
lentes-presbiopia-img3
 

Quais os materiais e tipos de lentes de contato mais adaptados na Presbiopia?

Os materiais variam entre Lentes Rígidas, Híbridas, Gelatinosas e Lentes de ultima geração como as de Silicone Hidrogel. Os tipos de adaptações dependem de cada caso, podemos adaptar lentes de contato para longe e usar óculos para perto, podemos usar a monovisão onde um olho fica bem para longe e outro para perto e por fim o modo mais utilizado e moderno é a adaptação de Lentes de contato multifocais onde conseguimos um maior conforto e uma boa visão de longe e de perto.