Refrativa


O que é Cirurgia Refrativa?
Cirurgia Refrativa é o termo usado para cirurgias feitas com Excimer Laser para corrigir miopia, astigmatismo e hipermetropia. Objetivam corrigir o grau, eliminando a dependência de óculos.

Existem dois modos diferentes de aplicar o laser:

1.Cirurgia convencional: O grau a ser corrigido é digitado no console do laser. Corrige apenas aberrações de baixa ordem. Não existe sistema de reconhecimento de íris e tracking torcional, ou seja, o controle do resultado é precário.

2.Cirugia personalizada: É baseada em um exame chamado aberrometria que mapeia ponto a ponto os diferentes graus do olho. Corrige aberrações de baixa e alta ordem. Existe um sistema reconhecimento de irís e tracking torcional, com controle preciso do resultado.
Quais as técnicas aplicadas na Cirurgia Refrativa?
Existem duas técnicas principais, denominadas pelas suas siglas: LASIK e PRK. No LASIK é feito um “corte” na córnea através de um aparelho denominado microcerátomo e laser é então aplicado no estroma corneano. No PRK não é feito “corte” e o laser é aplicado na superfície da córnea. O LASIK está indicado para graus mais altos em córneas mais espessas e o PRK para graus mais baixos ou córneas mais finas.
Qual o primeiro passo para fazer a Cirurgia Refrativa?
O primeiro passo é agendar uma consulta com um dos profissionais do Departamento de Cirurgia Refrativa do Hospital da Visão. Se você usa lentes de contato gelatinosas deve ficar dez dias sem usá-las antes da consulta, pois o uso destas interfere nos exames que serão feitos. Quem usa lentes de contato rígidas deve ficar mais tempo sem usá-las, pelo menos quinze dias. Ao agendar a consulta informe que você quer um parecer sobre a cirurgia no seu caso. Se tiver, traga suas receitas antigas de óculos.
Como é a consulta?
É feita uma avaliação oftalmológica completa, incluindo a medida do grau (que é confirmada mais de uma vez), medida de pressão intraocular, exame da retina e de todas as estruturas oculares. Também deverá ser feito um exame chamado Orbscan que irá avaliar as curvaturas e espessuras da córnea, informações fundamentais para a indicação (ou contraindicação) da cirurgia.
E como é a cirurgia Refrativa?
É uma cirurgia relativamente rápida (cinco a dez minutos por olho). O paciente fica deitado numa cadeira semelhante à cadeira de dentista, não deve movimentar a cabeça e deve olhar para um ponto luminoso que estará acima de seus olhos. O médico irá preparar a córnea de acordo com a técnica e aplicar o laser. Na técnica PRK ao final da cirurgia é colocada uma lente de contato terapêutica que irá servir como curativo e será retirada três a quatro dias após.
E o pós-operatório?
Deverão ser pingados colírios que serão receitados. Deverá ser feito repouso visual, evitando televisão e computador, nos primeiros três a quatro dias. Usar um bom óculos de sol é recomendável durante estes primeiros dias e nos primeiros meses após a cirurgia.
Quando volto a trabalhar?
Após ser retirada a lente de contato terapêutica (no terceiro ou quarto dia), o paciente está liberado para suas atividades normais.
Quando a visão vai ficar estável?
Normalmente dez dias após a cirurgia a visão já está muito boa e com um mês, na maioria dos casos, já temos o resultado final.
A cirurgia é cara? É feita por convênios?
Se pensarmos na tecnologia e conhecimento envolvidos e também, na qualidade de vida que a cirurgia irá proporcional, comparando o preço desta com o preço de óculos ou lentes de contato (que, na maioria dos casos, não precisará mais usar), a cirurgia é um grande investimento com custo relativamente baixo. Alguns convênios cobrem esta cirurgia: Acim Marau, Cassi e Capasemu. BRF, Cabergs e Saúde Caixa com autorização prévia. A Unimed cobre em alguns casos, dependendo do plano contratado.

O Hospital da Visão conta com um moderno Excimer Laser e profissionais experientes em cirurgia refrativa. Visite nossa infraestrutura e conheça nosso Centro Cirúrgico.

pop-up-site